Portal do Governo Brasileiro

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Aumentar Fonte Fonte Normal Diminuir Fonte
Dúvidas frequentes
  • Para saber se o professor está cadastrado no censo escolar 2012, coloque o CPF dele no local indicado e clique em Filtrar (veja a imagem). se o professor estiver cadastrado, seu nome aparecerá automaticamente.
  • O que fazer se alguns professores alfabetizadores cadastrados no Sispacto se mudarem para outro município, deixando de dar aulas e frequentar o curso do Pacto? Neste caso, colocar falta para o professor e não pagar a bolsa. Assim que for definido como fazer a substituição informaremos neste Portal.
  • Para receber a bolsa, não é necessário abrir conta no Banco do Brasil. Mas é preciso indicar a agência onde querem recebê-la. O recurso será depositado na agência solicitada e poderá ser retirado apenas com a apresentação da carteira de identidade.
  • Materiais: Por um equívoco nosso, enviamos o e-mail de solicitação de preenchimento da aba "materiais" para Coordenadores de Estudo quando o sistema ainda não havia liberado seu preenchimento. O problema foi corrigido. O e-mail será reenviado no momento em o sistema habilitar o nome do coordenador e a aba estiver aparecendo ao lado das demais. Não se preocupem.
  • Para questões de acesso ao sistema (senha bloqueada ou falta de acesso) e reavaliação (avaliação feita erroneamente), há uma hierarquia a ser obedecida para que seja possível a gestão do Pacto no território nacional. Assim, consulte o esquema abaixo para saber quem procurar para solucionar o seu problema:

      - Se você é professor alfabetizador, você deve procurar seu orientador de estudos ou o coordenador local do município ou estado.

      - Se você é professor orientador de estudos, deve procurar seu formador na universidade ou o coordenador local do município ou estado.

      - Se você é coordenador local de um município ou estado, deve procurar o formador responsável pelo seu município ou quem ele indicar dentro da universidade.

      - Se você é professor formador, deve procurar um dos supervisores na universidade ou os coordenadores adjunto ou geral, conforme orientações da própria universidade.

  • Para questões de pagamento de bolsas, o MEC disponibilizará em breve um link na página pacto.mec.gov.br para consulta da situação. Até lá, é possível checar a própria situação na aba "Acompanhar avaliações e bolsas" dentro do Sispacto. Cada usuário pode acessar o seu própria situação em seu acesso ao SisPacto. Não é necessário procurar outros atores dentro do Pacto.
  • Quanto à substituição de orientador de estudos , não é possível neste momento concretizar substituições no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pois o curso já se iniciou em todo Brasil e já há o pagamento de bolsas. Só é possível concretizar uma substituição, se o orientador de estudo substituto houver comparecido à formação inicial da universidade. Neste caso, a universidade deverá ter incluído o novo orientador de estudos na formação inicial e o coordenador local (do município ou estado) deve confirmar a substituição na aba "Definir orientadores de estudo" do Sispacto. Os demais casos não são possíveis.
  • Quanto à substituição de professor alfabetizador, só é possível fazê-la na aba "Turmas", reabrindo a composição de turmas e realizando os procedimentos indicados no sistema (excluir e inserir professores). O responsável por reabrir a composição de turmas é o coordenador geral da Universidade. Entre em contato com o formador responsável pelo orientador de estudos para que ele providencie a reabertura do sistema. Para troca de turma, deve ser obedecido o mesmo procedimento.
  • Quanto à substituição de coordenador local, quem pode realizá-la é o Secretário Municipal ou Estadual de Educação. Para tanto, deve acessar o SisPacto e clicar no ícone do rosto, excluir o atual coordenador local e inserir um novo, sempre obedecendo a legislação pertinente.
  • Sobre a entrega de materiais, o material da formação de orientadores de estudos e alfabetizadores começou a ser enviado no começo deste mês e o envio deve continuar até o final de maio. Como o prazo de entrega é variável, é possível que o material demore a chegar ao seu estado ou município. Para informar ao MEC se o material chegou ou não, o coordenador local deve utilizar a aba "Materiais" do Sispacto. Não é necessário enviar e-mail ou telefonar. Lembrando sempre o material é totalmente gratuito, inclusive a entrega. Para questões do PNLD, consultar o site do FNDE no seguinte link http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao.

Atenção!! O MEC não cobra por nenhum dos materiais distribuídos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

© 2012 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Todos os direitos reservados Acessibilidade Brasil